Techno-Cells - Solar Energy
  E-mail Inglês Inglês
Techno-Cells
FAQ - Perguntas Frequentes

A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos e convertida em eletricidade é conhecida como energia fotovoltaica.


O módulo fotovoltaico é formado de células fotovoltaicas. O grupo de células conectadas em série é chamado de módulo, e uma união de módulos é chamada de sistema. O sistema possui também um inversor e uma bateria ou um conversor.

A tecnologia produz eletricidade diretamente dos elétrons exitados pela interação dos raios solares com o material semicondutor presente no módulo fotovoltaico. A energia desenvolvida é diretamente transformada em corrente contínua (DC).
O que é um sistema fotovoltaico?
O módulo fotovoltaico consiste em um conjunto de células fotovoltaicas fixadas em paralelo por uma base metálica. A união dos módulos é chamada de sistema que possui ainda inversor e bateria ou conversor. A tecnologia capta energia dos elétrons excitados pela interação dos raios solares com o material semicondutor no módulo fotovoltaico. O acumulo de energia é transformado em corrente contínua (DC).


  1. O que é um inversor? Ver Resposta[+]
    Existem dois tipos de eletricidade: corrente contínua (DC) e a corrente alternada (AC).

    Para que a energia coletada possa ser usada normalmente em ambientes residenciais, o inversor converte a energia fotovoltaica em corrente contínua (DC) para alternada (AC).

    Inversores também trabalham com baterias e conversores em sistemas interligados ou isoladas à rede pública.


  2. Quanta eletricidade o sistema é capaz de produzir? Ver Resposta[+]
    A quantidade de energia gerada depende de vários fatores.

    Nossos técnicos vão até você para medir o potencial energético da sua localidade.


  3. Qual é a diferença entre os módulos policristalinos e monocristalinos? Ver Resposta[+]
    Os módulos policristalinos são fabricados a partir de diversos cristais de silício com aparência azulada.

    Já os monocristalinos são produzidos a partir de um único cristal de silício e possuem aparência escurecida, próxima à cor preta.


  4. O sistema fotovoltaico garante energia nos casos de apagão? Ver Resposta[+]
    Um sistema solar fotovoltaico conectado a baterias mantém a autonomia local conforme sua demanda.


  5. Quais são as vantagens econômicas da energia fotovoltaica? Ver Resposta[+]
    A fonte fotovoltaica usa uma energia limpa e autossuficiente. O equipamento demanda pouca manutenção. O sistema funciona integradamente com a rede pública para assegurar o abastecimento ininterrupto em casos de queda de fornecimento ou eletricidade intermitente.

    Você pode usar o investimento no sistema fotovoltaico para valorização da sua propriedade. O Brasil também possui uma das melhores taxas de radiação solar no mundo. Em especial nos estados do Ceará, Tocantins, Minas Gerais, Maranhão, Goiás e Piauí


  6. Quais são as vantagens ambientais da energia fotovoltaica? Ver Resposta[+]
    A tecnologia fotovoltaica utiliza o sol, fonte inesgotável e limpa, para gerar energia.

    O material usado na fabricação das células é o silício, um dos elementos mais abundantes na Terra. A produção de energia dos módulos fotovoltaicos da Techno-Cells não libera resíduo ou produz ruído.


  7. Preciso modificar meu telhado para instalar os módulos? Ver Resposta[+]
    Na maior parte dos casos, os módulos são instalados com mínima ou nenhuma alteração.

    Eles também podem ser integrados à estrutura local e substituir as telhas. São montados em suportes metálicos fixados no chão se não houver espaço suficiente no telhado ou laje.


  8. Em quanto tempo eu consigo recuperar o investimento? Ver Resposta[+]
    A economia dependera o tamanho do seu sistema fotovoltaico. Também é determinante seu consumo mensal de energia, localização, entre outros.

    O técnico da Techno-Cells vai até você para medir o potencial elétrico na sua localidade e estimar este tempo de retorno.


  9. Coletor solar e módulo fotovoltaico são a mesma coisa? Ver Resposta[+]
    Os dois equipamentos são normalmente confundidos por serem instaladas no telhado e topo de edifícios.

    Vistas como sinônimo de "energia solar", o coletor solar produz energia térmica para aquecer a água e o módulo fotovoltaico converte a radiação solar em energia elétrica.


  10. Os módulos funcionam nos dias nublados ou chuvosos? Ver Resposta[+]
    Os sistemas fotovoltaicos da Techno-Cells de alta eficiência não precisam de dias limpos com muito sol para funcionar já que eles captam a radiação, e não a luz. Embora a luminosidade seja menor nos dias nublados, a radiação atinge o planeta naturalmente.

    Nos dias chuvosos, o índice diminui. Para isso, o sistema fotovoltaico armazena a energia sobressalente em baterias e assegura o abastecimento em qualquer período do dia, condição climática ou estação do ano.


  11. A energia fotovoltaica produz energia durante o dia. Posso ficar sem energia à noite? Ver Resposta[+]
    O fornecimento de eletricidade é garantido durante à noite já que a energia fica armazenada em baterias.


  12. O sistema fotovoltaico exige que tipo de manutenção? Ver Resposta[+]
    O equipamento exige pouca manutenção. Os módulos devem ser limpos e vistoriados duas vezes ao ano.


  13. O equipamento produz algum ruído? Ver Resposta[+]
    O sistema converte energia fotovoltaica em eletricidade sem emitir barulho.

    A interação do silício cristalino e a radiação solar gera a liberação de elétrons para a corrente elétrica. Não necessita de movimentação mecânica.


  14. O sistema solar consegue gera a mesma quantidade de energia em qualquer localidade? Ver Resposta[+]
    A radiação recebida em cada ponto do planeta não é constante já que depende de diferentes fatores: diferentes estações do ano, latitude do local, condições atmosféricas, altitude, entre outros.

    Do total da radiação incidente, aproximadamente 70% é absorvida pela Terra.


  15. Posso conectar todos os aparelhos em um sistema fotovoltaico? Ver Resposta[+]
    O sistema fotovoltaico é mais indicado para aparelhos de baixo consumo como lâmpadas econômicas, televisores, refrigeradores, rádios, entre outros.


  16. Qual tipo de módulo devo adotar: monocristalina, multicristalina ou vidro-vidro? Ver Resposta[+]
    Para responder a pergunta é preciso calcular a demanda energética necessária, comparar o tamanho da área disponível e quantidade de radiação na localidade e consumo mensal de energia. Além disso, avaliar se a questão estética é importante na sua instalação.


  17. Existe algum programa de incentivo de crédito ou abatimento fiscal para instalação de módulos fotovoltaicos? Ver Resposta[+]
    Você pode verificar se seu estado ou prefeitura possui redução de impostos junto aos órgão competentes da sua região. Muitos países promovem políticas de promoção a energia fotovoltaica e outras fontes renováveis para consumo residencial, industrial e rural.


  18. Qual é o diferencial do serviço de auditoria energética prestado pela Techno-Cells? Ver Resposta[+]
    A auditoria energética da Techno-Cells visa melhorar o controle de custos da empresa em três níveis.

    Nível I:

    1.1 - Evolução do estado geral das instalações mediante inspeção técnica, bem como revisão das faturas e consumidores principais 1.2 - Diagnóstico técnico do estado das instalações 1.3 - Recomendações de diversificação da matriz energética

    Nível II:

    2.1 - Campanhas de medição com instrumentação elétrica e térmica 2.2 - Estimativas econômicas de investimento, desenvolvimento e amortização

    Nível III:

    3.1 - Inventário dos sistemas de fornecimento de energia, analisando o uso, manutenção, regime de funcionamento e condições de operação de todos os equipamentos 3.2 - Simulação informática de sistemas e emprego de instrumentação térmica e elétrica 3.3 – Cálculo do desenvolvimento de energia, usando a redução de custos e emissões